Obras (não tão) artísticas na cozinha

Nailed it!, ou Mandou bem!, é um programa de competição culinária da Netflix que estreou esse ano. O formato é simples e conhecido: três pessoas competem em duas provas para ganhar o prêmio final (10 mil dólares). O foco são doces como bolos, cupcakes e biscoitos, ou seja, é uma competição de “bakers” (assadores, numa tradução literal), seguindo o caminho do já famoso The Great British Bake Off. A diferença é que o programa é menos sobre pessoas talentosas fazendo doces incríveis e mais pinterest fails ao vivo.

Aliás, para quem tiver interesse em ver sobremesas bonitas, uma dica é o Zumbo’s Just Desserts – outro programa de competição culinária da Netflix. O Zumbo faz verdadeiras obras de arte baseadas em açúcar. Ainda me surpreendo com alguém conseguir não só pensar em mas também executar aqueles pratos. Embora as pessoas que competem tenham diferentes níveis de conhecimento gastronômico, há uma seriedade maior na competição.

O Nailed it! vai por outro caminho. Quem compete tem zero ou pouco talento na cozinha e vai pra lá justamente para tentar melhorar e aprender um pouco, enquanto proporciona muitas risadas e choques a jurados e pessoas que assistem. É difícil não rir com os resultados.

Se é um programa com forte viés de humor, seu diferencial é o foco em não expor as pessoas ao ridículo. Os bolos são bem difíceis de fazer, têm vários detalhes de decoração, envolvem conhecimentos de trabalho com pasta americana, buttercream, corantes… Não são receitas simples mesmo para quem tem alguma familiaridade com a cozinha. Eu nunca conseguiria reproduzir aquelas coisas no tempo dado e adoro fazer bolo.

A gente se identifica com quem tá ali, apesar dessas pessoas errarem umas coisas que, pra mim, são básicas, como untar uma forma antes de colocar o bolo. Mas quem nunca se deu mal na cozinha? As pessoas trocam ingredientes de ordem, deixam cair um pedaço de casca de ovo na massa, pegam o açúcar errado, dentre outros erros que todo mundo poderia cometer, especialmente num ambiente de competição, com o relógio correndo. Não é como Esquadrão da Moda, por exemplo, em que muitas vezes as pessoas são alvo de piadas até um pouco malvadas por parte dos apresentadores.

Aqui, o júri costuma ser  bastante sincero e até relativamente bonzinho com quem compete. Embora seja não dê para segurar as risadas diante de alguns resultados finais, a avaliação é leve e são feitos elogios a qualquer coisa positiva que a pessoa fez, mesmo se o bolo está um desastre. Aliás, o grande mérito do programa está nesse equilíbrio entre rir com a pessoa (e não dela), ao mesmo tempo em que dá dicas, faz críticas apontando o que pode ser melhorado, e elogia iniciativas criativas. O ridículo pode ser o resultado, nunca quem o fez, porque sabemos que o ridículo mesmo seria esperar proficiência na cozinha de uma pessoa comum.

E quem avalia esses pratos? O programa traz sempre com um convidado especial por episódio, que pode ou não ter relação com gastronomia. Estiveram presentes pessoas que são experts em cupcakes ou biscoitos, mas também tivemos um jogador de futebol americano num programa temático de Super Bowl.

Temos, ainda, a apresentadora Nicole Byer, atriz e comediante, e o co-apresentador Jacques Torres, chef especializado em pâtisseries e chocolate. Jacques é um francês sério mas bem humorado, que vai se soltando ao longo dos episódios. Nicole pode parecer uma personagem um pouco forçada à primeira vista: ela fala alto, faz piada atrás de piada, é bem debochada – justamente os traços que a tornam super carismática ao longo dos episódios. As interações entre os dois apresentadores vão se tornando mais naturais e orgânicas, o que só torna o programa mais agradável. É uma boa combinação.

As duas temporadas são bem curtinhas: a primeira tem seis e a segunda tem sete episódios de 20 minutos cada. Recomendo muito para dar risada e até lembrar que todos cometemos erros e sempre podemos aprender alguma coisa – nem que seja não colocar buttercream no bolo ainda quente.

[queria agradecer a Dri pelas dicas maravilhosas de programas na Netflix, inclusive os dois mencionados aqui]

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

Create a website or blog at WordPress.com

Up ↑

%d bloggers like this: